Páginas

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Lições para lolitas plus size: Terceira Lição

Olá pessoal!
Hoje vamos falar sobre peças lolita e alguns cuidados antes de comprá-las.
Se você não viu as primeiras lições, pode vê-las aqui e aqui.
A terceira lição é escolher o tamanho e modelo certo das peças.
O tamanho aqui não é exatamente o mesmo que as medidas: você pode conhecer medidas de sua cintura mas qual é o comprimento ideal da saia? Das mangas de um vestido?
Em geral, quem é plus size já conhece a dificuldade com o caimento ideal das peças e sabe o quanto alguns centímetros fazem diferença. Com roupa lolita é a mesma coisa. Vejamos:
As blouses exigem um cuidado com o comprimento e com a forma de uso: por dentro ou por fora da saia. Em geral, ficarão melhores por dentro em lolitas plus size, mas sugiro o teste do espelho antes.
Uma dica que recebi da querida Myla é usar um cinto, ele ajuda a definir a cintura. É claro que ele deve manter a harmonia do outfit, então cuidado na escolha.
Imagens abaixo, da Myla, demonstrando que a dica do cinto é muito válida.

                          
                     

Cuidado extra com a escolha da gola/decote e com a medida do busto: não esqueça a primeira lição, sem as medidas certas, você poderá passar um meeting preocupada com o botão do busto que insiste em "quase abrir" (experiência própria). Interessante como detalhes no busto podem te ajudar com o formato ampulheta, como bem notou a querida e experiente Ichigo, no último post:
"Duas coisas que notei nos dois outfits que ajudam a afinar a cintura também: os detalhes no busto. Acaba formando um formato mais ampulheta porque dá mais volume no busto e no quadril, e acintura acaba afinando ^^v
Algumas meninas tem problemas com isso por não quererem chamar a atenção para a área, pois já a consideram avantajada, mas acho que não há problema algum contanto que sejam peças bem ajustadas e que sirvam direitinho :3"
Também tenha cuidado com a medida da circunferência do braço na altura do final da manga, ela não deve estar apertada, além de limitar seus movimentos, dará um volume maior para a parte ao redor do local apertado, deixando o erro de medida muito evidente.
Agora sobre saias/JSK e Onepieces:
É importante acertar o comprimento dessas peças, que é sempre definido como "próximo ao joelho, ou um pouco antes, ou um pouco depois ou exatamente nele".
Especialmente lolitas plus size devem ter cuidado com o comprimento, pois a escolha errada pode comprometer o formato da silhueta lolita, tão importante.
Em geral, as mais compridas são mais difíceis de "moldar".
Evidentemente, isso varia muito de corpo para corpo, mas deve ser um ponto importante a ser observado. Voltemos aos testes no espelho.
Recordo de uma lolita que certa vez colocou suas peças à venda ao descobrir que não sentia que seus outfit´s ficavam bons e  que o motivo era o comprimento errado de suas peças.
Eram muito compridas e ela não conseguia "modelar" com a anágua para dar a silhueta correta.
Vou explicar com imagens:
Saia comprida com o formato errado de anágua: barra afunilada e silhueta lolita perdida

Saia mais curta, com formato correto de anágua e silhueta lolita mais próxima do ideal.

Ressaltando que  me refiro a silhueta mais adequada para o meu corpo.
Descubra qual é o comprimento ideal para o seu corpo.
Claro que você pode se sentir mais à vontade com uma saia mais comprida, e é sua escolha, mas certamente será mais trabalhoso conseguir um bom formato.

Aproveito para mais uma dica: essa saia tem um detalhe especial: ela tem barbatanas na cos. Foi feita pela Giovana Mathos. Observe:


Características especiais na cós são amigas das lolitas plus size!
* Evite full shirring em saias e prefira que elas tenham zíper (dica da querida Myla, que se mostrou muito verdadeira!). Escolha sempre shirring parcial  (em saias), com jsk o full shirring pode ser uma dádiva! ;
* Prefira cós de largura igual ou maior de 5cm;
*Se puder, opte por entretela ou barbatanas para deixá-las firmes.

Finalizando essa postagem, gostaria de falar de meias. Há quem prefira meias curtas, 5/8, meia calça ou outras meias. Lolitas plus size devem ter um cuidado especial se tiverem pernas grossas.

Não me refiro ao fato de expor sua pele, isso jamais deverá ser motivo de qualquer restrição, sua pele é tão linda quanto a de uma garota magra, mas me refiro especialmente ao cuidado para não gerar o efeito "achatado" pelo uso inadequado de meias, que pode acontecer com qualquer corpo mas especialmente lolitas plus size com pernas mais grossas que fazem com que as meias não fiquem no loca certo (uma 7/8 ao menos em mim, jamais ficou 7/8).
Na dúvida, prefira meias curtas ou meia-calça. 
Não será simples encontrar meia-calça trabalhada na fofura pois em geral, meias de tamanho único não servirão, mas é possível encontrar meias coloridas em lojas de ballet. Indico a Capezio, as meias são de excelente qualidade e eles tem tamanhos extra grandes, um alívio para pernas grossas, como as minhas.

Ufa, falei demais

Essa foi nossa lição de hoje.

Até a próxima lição!

2 comentários: